Todos a bordo! Por dentro de um cruzeiro no litoral brasileiro

Por Talita Escobar

Uma viagem de navio, como qualquer outra, é preciso ter um mínimo de planejamento e a primeira providência que se deve tomar neste caso é escolher com cuidado o seu mês de férias, pois os cruzeiros no Brasil acontecem apenas nos meses de verão. Existem roteiros, dias e preços variados para todos os gostos e bolsos.

Eu e meu noivo escolhemos uma viagem ao litoral brasileiro a bordo do MSC Preziosa com saída de Santos e destino ao Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus e Búzios. DICA: Pesquise preços em agências de viagens e pelo próprio site das empresas de cruzeiro. Se fizéssemos a compra pela agência teríamos pagado o dobro! Pelo site estava bem mais barato, mas nem sempre isso acontece, por isso é importante pesquisar.

Também há os opcionais como pacotes de bebidas all-inclusive, ou seja, a qual você contrata previamente pela agência, site ou no próprio navio e tem direito a vários tipos de bebidas de acordo com o pacote, assim como pacotes de excursões. DICA: É até preferível que se faça o pacote de passeios já no cruzeiro, pois terá mais facilidade em saber como estará o clima no local em que vai desembarcar.

Em dezembro de 2016 nós iniciamos a viagem. O embarque geralmente é rápido, em torno de uma hora e logo já é servido o almoço no buffet 24h. Depois conhecemos a nossa cabine com varanda e fizemos um breve tour pelo navio. A partida ocorre no final de tarde, com o sol se pondo, músicas animadas e é claro o som da buzina do navio dando um toque especial.

Um dos pontos fortes do cruzeiro é a gastronomia que irá agradar aos mais diversos tipos de paladares com sua cozinha nacional e internacional. Dentro do Buffet Maya & Inca é possível tomar o café da manhã, almoçar, jantar, bem como lanches diversos a qualquer horário.

Além do buffet, há o restaurante para o jantar (incluso no seu pacote, exceto bebidas), o The Golden Lobster ou o Le Arabesque, podendo jantar a partir das 19h30 (ao fazer a compra, você já escolhe qual horário de jantar prefere, às 19h30 ou 21h30, e cada um está relacionado ao horário em que será oferecido o espetáculo no teatro).

O jantar tem um tema a cada noite, que se estendia para as festas nos bares. O primeiro dia foi “Festa Tropical”, o segundo dia foi “Noite Italiana”; seguido por “Noite de Gala”, em que é possível tirar fotos com o comandante; na quarta noite o tema foi “Festa do Branco”, em que uma grande festa ocorreu na área da piscina; no dia seguinte o tema do jantar foi livre; o próximo foi “Noite de Gala II”, e em nossa última noite o tema foi “Festa anos 60-70-80”.

A cada noite é colocado na cabine um jornal, informando todas as atividades que serão realizadas no dia seguinte, horários, promoções nas lojas, o espetáculo no teatro, os temas do jantar e a sugestão de roupa. Não é obrigatório o uso da roupa temática, mas é divertido fazer parte da festa.

Há diversos bares e lounges espalhados por todo o navio, com variados estilos musicais, e no final da noite era possível assistir um espetáculo no teatro, sendo a cada dia uma nova atração.

Durante o dia as piscinas são os ambientes perfeitos para quem procura se refrescar. São três piscinas que podíamos desfrutar diariamente sendo uma delas coberta. Mesmo com o navio lotado é possível aproveitar bem o espaço, cercado por diversas espreguiçadeiras, bares, gelateria (gelatos maravilhosos!) e várias jacuzzis de águas quentes. Há ainda uma área dedicada às crianças, um espaço aquático com vários brinquedos, e, para todas as idades, um tobogã de 13 metros de altura, que chega a sair do navio, sendo essa parte transparente.

Junto a todos esses pontos positivos dentro do MSC Preziosa ainda tem os passeios nas cidades, e a primeira delas foi o Rio de Janeiro. Toda a área no entorno do porto foi reformada para as Olimpíadas e está realmente muito bonita, com prédios exibindo grafites incríveis, além de comportar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que pode te levar a muitos pontos turísticos rapidamente. A Praça Mauá também foi reformada e nela está o Museu do Amanhã, todo ligado à tecnologia e possui várias exposições itinerantes, além das permanentes.

A próxima parada foi Salvador. Vale a visita ao Elevador Lacerda e Centro Histórico, onde há uma bela vista da baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo, assim como o Pelourinho, um lugar cheio de história, construções de todas as cores, ruas de pedra e muitas lojinhas. Todo esse passeio é possível fazer a pé, sem custo nenhum.

Próxima parada: Ilhéus. Lá o porto é longe da cidade, então o cruzeiro oferece um translado a pagamento. O ônibus para no centro onde dava para seguir a pé e visitar a Catedral de São Sebastião, o Bar Vesúvio (famoso no livro “Gabriela” de Jorge Amado) e na casa-museu de Jorge Amado.

A última parada foi Búzios e sem dúvida se tornou o melhor passeio! Para começar não há um porto na cidade, assim o deslocamento é por lancha. Uma delícia já se deparar com aquele mar de águas claras e cristalinas! Na orla de Búzios há a estátua de Bridget Bardot (que amava a cidade e foi quem a tornou um centro turístico). No Píer é possível pegar táxis-náuticos para as praias, que são muitas, com destaque para as praias de Azeda e Azedinha, uma das mais famosas da região!

Essa foi uma semana de viagem realmente maravilhosa! As maiores “preocupações” eram em qual piscina se refrescar e qual comida escolher entre tantas! Afirmo para quem estiver em dúvida: faça um cruzeiro! É uma experiência incrível. Boa viagem e aproveitem!

Anúncios

Publicado em 25 de fevereiro de 2017, em Curiosidades, Dicas, Viagem e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sabine Freitag

sabine freitag :: bild I text I interaktion

Mundiando

Por Dan Rodrigues

Mundo da Marilyn

"A maior aventura que você pode ter é viver a vida dos seus sonhos..."

Blog Rent a Local Friend

Live The Local Spirit of Different Cities!

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

My Wonderland

Maria França

Bianca Coutinho

SEJA BEM VINDO(A), CONHEÇA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR, RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA

Londres Pra Você - guia brasileira em Londres

Guia brasileira em Londres - passeios personalizados em português

Vagando Por Aí

Viaje o mundo com pouco dinheiro

Comer, beber, viajar

Um blog sobre as coisas boas da vida

Viajante Independente

Dicas e relatos de viagem baseados em fatos reais. O melhor canal de viagens do YouTube.

Vamos Fugir

Viaje mais gastado menos - O Vamos Fugir traz destinos de viagem, histórias e dicas para você conhecer lugares incríveis sem gastar mais do que o necessário

%d blogueiros gostam disto: