Na terra de Tintim e Smurfs. O dia em que conhecemos a capital das histórias em quadrinhos!
Quando estávamos em Paris decidindo qual seria nosso próximo destino, Bruxelas entrou no nosso radar: “Bélgica? O que tem pra fazer lá?”. Uma pesquisa rápida e os principais guias de viagem apresentaram a cidade como terra do Chocolate e das cervejas. Só estes já eram atrativos suficientes para nos levar ao pequeno país europeu, maaaas….algo além nos chamou a atenção: Bruxelas é conhecida mundialmente como a capital das histórias em quadrinhos. Então, partiu!
Quando desembarcamos neste destino calmo e cinzento não foi difícil encontrar as homenagens aos desenhos coloridos e seus autores. A Bélgica é um dos maiores países produtores de HQs no mundo e berço de alguns dos personagens mais populares dos quadrinhos, como Tintim, Lucky Luke e os Smurfs. Toda a referência desta arte pode ser encontrada espalhada por lá em muros (quase 50 murais dedicados ao tema), lojas especializadas, nomes de ruas, bares temáticos e museus: sim, na capital belga o “Belgium Comic Strip Center” é ponto turístico obrigatório para fãs de quadrinhos ou não.
Segundo o site oficial do museu (https://www.comicscenter.net/en/home), o local recebe cerca de 200 mil visitantes por ano, sendo considerado o lugar dedicado ao assunto mais visitado em todo o mundo. E conhecer o lugar é embarcar em uma aventura incrível ao mundo dos quadrinhos: Tintim e os Smurfs são as estrelas da atração.
Há também uma sessão dedicada ao autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, o criador de um dos personagens mais famosos no mundo: Tintim. Ao lado do seu fiel escudeiro Milu, o jovem repórter e viajante belga apareceu pela primeira vez em 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil.
No Brasil três editoras publicaram os álbuns de Tintim em diferentes épocas. Além disso, uma série de desenhos-animados produzida no Canadá é exibida desde meados da década de 1990 e regularmente reprisada pela TV Cultura e pelo Canal Futura.
Publicado em 6 de março de 2016, em Curiosidades, Dicas, Viagem e marcado como backpacker, bélgica, brussels, bruxelas, casal traveling, charge, chocolate na Bélgica, Curiosidades, desenhos, europa, eurotour, eurotrip, Georges Prosper Remi, herge, historias em quadrinhos, hqs, mochilão, museum, quadrinhos, smurfs, tintim, turismo, viagem, viagens, voltaaomundo. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.
Estive no museu duas semanas atrás! Até coloquei no post! Maravilhoso, né?!
CurtirCurtir