10 delícias típicas que experimentamos pelo mundo

Colocar as papilas gustativas para trabalhar é, com certeza, uma das melhores formas de conhecer um novo país. Os diferentes sabores, temperos, cheiros e cores espalhados pelo mundo atraem os amantes da gastronomia e os meros mortais, como nós, que gostamos mesmo é de comeeer! Abaixo listamos os dez pratos mais diferentes que encontramos nesta jornada pelo mundo!

IMG_3072

 

1) Croque Monsieur (Paris)

img_5549

Era o nosso segundo dia em Paris. Entramos em um bistrô próximo à Torre Eiffel para matar a fome e quando passamos o olho no cardápio quase fomos obrigados a sair “à francesa” do local. O único prato que cabia no bolso era o tradicional croque-monsieur. Mesmo sem entender do que se tratava (o garçom não falava inglês), arriscamos. É simples, mas gostoso. Pão, queijo, presunto, molho branco, levado ao forno para gratinar. Acompanha batata-frita ou salada!

2) Fish and chips (Londres)

IMG_4307

Dizem que a culinária inglesa não tem muitos pratos típicos para chamar de seu. Talvez por isso um prato simples seja uma das “obras gastronômicas” mais conhecidas na Terra da Rainha. Pra entender o prato é só traduzir ao pé da letra mesmo: fish and chips é peixe e batata frita. A história conta que a iguaria tornou-se um modo de alimentação barato e rápido entre os membros da classe operária britânica, no século XIX. Na cidade de Norwich comemos acompanhado por molho de ervilha!

3) Couscuz marroquino (Marrakesh)

IMG_3071

A primeira noite em Marrakesh não pedia outra refeição senão o couscouz, o prato mais tradicional do Marrocos. Segundo a tradição o couscouz surgiu na região do Magreb (entre Tunísia, Marrocos e Argélia). Há registros do prato de duzentos anos antes de Cristo. Todas as famílias marroquinas comem cuscuz à sexta-feira. Há algumas variações: o Couscous Royal, o Couscous au sept legumes (só vegetais), e o Couscous Viande (com carne).

4) Gyros (Zakynthos)

16012004838_43e906b5db_h

O Gyros é um prato muito popular em toda a Grécia. É uma espécie de sanduíche que tem como base a carne cortada em pequenos pedaços e colocada em um pão chamado pita. A carne pode vir acompanhada de verduras e molhos. Nas cidades gregas é comum achar o lanche nas ruas e em redes de fast food.

5) Moussaka (Atenas)

4903894637_45c1b8295e_b

Descobrimos esta delícia grega por acaso procurando algo pra comer em uma noite em Atenas. O moussaka é considerado o principal prato da culinária grega e por isso, praticamente, todos os restaurantes do país têm no cardápio. Na receita: carne de carneiro, berinjela e tomate, acompanhados por azeite, cebola e ervas. Lembra o nosso velho conhecido escondidinho.

6) Wurst (Hamburgo)

Nuernberg_Drei_im_Weckla_001

Não é segredo pra ninguém que a Alemanha lidera o ranking mundial de consumo de salsichas e linguiças. Em alemão essas variações são chamadas de Wurst. São mais de 1500 tipos diferentes de salsichas e linguiças por lá. Os alemães comem no café de manhã, no almoço e no jantar. Por isso tem pra todo gosto e bolso. Nas ruas encontramos muuuitas barraquinhas que vendem variações interessantes do prato.

7) Gauffre (Bruxelas)

gaufre

Olhando assim pode parecer um simples waffle daqueles que vemos em filmes americanos. Mas não é. São os melhores waffles do mundo (e não sou eu que to dizendo). As gauffres são uma receita tipicamente belga conhecidas desde a Idade Média. A receita possui vários tamanhos, formatos e acompanhamentos. Podem ser encontradas em restaurantes ou pelas ruas das cidades e o melhor são preparadas na hora.

8) Shawarma (Nazaré)

PpyJR30XP4Lf4T

Cidade de maioria árabe em Israel, Nazaré tem todas as especiarias desta culinária milenar. Dos lanches de rua aos pratos mais requintados. Foi lá que experimentamos o melhor shawarma da viagem. É feito de fatias de frango ou carne de vaca assada e servido no pão sírio com legumes e salada. E tudo logicamente bem temperado e apimentado como manda a culinária árabe.

9) Pasta (Roma)

13726596053_593e385aaa_k

Tudo bem que a pasta é um prato comum no mundo inteiro, mas sempre rola aquela expectativa de provar a original, a verdadeira, a super sayajin das massas (por isso a pasta italiana está na lista). Maass rolou aquela decepçãozinha. Experimentamos em vários lugares, de diferentes preços, massas tradicionais e outras mais modernas, mas não foi amor à primeira vista. Tipo, normal sabe?

10) Chorrilana (Santiago)

5431781773_1e06c90d52_b

Era por volta das 14h em Santiago. Depois de andar muito pela manhã estávamos com uma baita fome e passando por um restaurante fomos abordados por um garçom. “Prato barato, saboroso e para dois?” Assim fomos apresentados a este clássico da culinária chilena. É muito grande: batatas fritas, cebolas fritas, merquén (pimenta do Chile), ovo picado e carnes variadas (frango, vaca, porco e salsichas). A história conta que o Chorrillana surgiu para atender a população boemia da cidade de Valparaíso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Publicado em 20 de outubro de 2015, em Curiosidades, Dicas, Viagem e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Fish and chops pra mim é morte hahahaha não gostei, mto gordurento eca eca eca. Fiquei com vontade desse Shawarma, mas sem pimenta uahauahuaa

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vocês não tinham foto do Fish and Chips do Poppies?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sabine Freitag

sabine freitag :: bild I text I interaktion

Mundiando

Por Dan Rodrigues

Mundo da Marilyn

"A maior aventura que você pode ter é viver a vida dos seus sonhos..."

Blog Rent a Local Friend

Live The Local Spirit of Different Cities!

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

My Wonderland

Maria França

Bianca Coutinho

SEJA BEM VINDO(A), CONHEÇA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR, RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA

Londres Pra Você - guia brasileira em Londres

Guia brasileira em Londres - passeios personalizados em português

Vagando Por Aí

Viaje o mundo com pouco dinheiro

Comer, beber, viajar

Um blog sobre as coisas boas da vida

Viajante Independente

Dicas e relatos de viagem baseados em fatos reais. O melhor canal de viagens do YouTube.

Vamos Fugir

Viaje mais gastado menos - O Vamos Fugir traz destinos de viagem, histórias e dicas para você conhecer lugares incríveis sem gastar mais do que o necessário

%d blogueiros gostam disto: