Aprendemos a receita da bebida dos deuses (e talvez o segredo da felicidade grega)!

Viajar é também fazer amigos e uma ótima oportunidade para criar laços. Era para ser mais um dia “comum” em meio à tantos nesta viagem. Carimbos no passaporte são lindos, mas não são as únicas formas de contabilizar as experiências internacionais. É preciso (sempre que possível) mergulhar à fundo na cultura, participar do modo de vida local e saber como se comunicam. E foi isso o que fizemos!

dionisio1

Era um domingo lindo, sol brilhante, céu azul. Dia perfeito para ir a praia aproveitar a água do Mediterrâneo (com temperatura perfeita para ficar horas e horas). Mas um convite mudou nossa estadia na Grécia. Fomos ao “sítio” de uma família amiga do nosso anfitrião, com a “promessa” de conhecer alguns gregos, saber como é preparado o vinho e conhecer um lado da ilha de Zakynthos pouco explorado pelos turistas.

E como não basta fazer fotos, vídeos, entrevistas sem sentir na pele resolvemos participar. Mãos à obra!

Primeiro passo: a colheita das uvas… Que comecem os trabalhos. Cada um com seu chapéu e suas tesouras, extremamente afiadas e “borá lá”, cortar cada cacho de uva com muito amor e alegria para fazer a bebida dos deuses. Alguns arranhões no braço, pequenos cortes nos dedos e alegria em ver as pessoas mais velhas cantando e colocando amor em todo processo de preparação do vinho. Eram cerca de dez pessoas, cada uma em sua fileira apanhando as frutas. Muita conversa, risada, cantoria e empenho. O melhor de tudo é que não havia nenhum funcionário, eram todos amigos que doam um pouco do seu tempo para ajudar. E não pense que é apenas colher e acabou o trabalho, todos participam até o fim.

IMG_0912

Segundo passo: amassar as uvas, com os pés. Eeeeee bendito processo. Delicioso, rsrsrs. Se você acha que estourar plástico bolha alivia seu estresse e é maravilhoso, amassar as uvas é praticamente a mesma coisa, talvez um pouco melhor. Enquanto você aperta cada cacho com os pés parece que automaticamente você se desliga do mundo e ouve apenas o barulho das uvas sendo esmagadas, coitadas. Confesso que no começo da uma dó, rs … Em apertar aquela cachos enormes e lindos mas, faz parte do trabalho, não podíamos perder o foco.

IMG_0989

Terceiro passo: o suco da uva é colocado em grandes barris para ali fazer toda sua fermentação.

Quarto passo (e mais delicioso): um almoço perfeito, com pessoas queridas e acolhedoras. Típico almoço de domingo. Família reunida, pratos saborosos, muita conversa, muita música e risada. Confesso que viajar não é fácil ainda mais quando você tem que planejar toda logística e algumas coisas sempre acabam dando errado, isso nos cansa, viajar também chega a ser uma rotina, acredite! Mas, conviver com pessoas boas, receptivas que se esforçam para falar a nossa língua, enquanto nós não sabíamos nem falar ‘oi’ em grego. Isso nos faz sentir à vontade, faz querer ficar, ajudar mais e mais e conviver ainda mais tempo com eles. A cada conversa era um, BRASIL, BRASIL, e vinha aquela chuva de risadas. Era Liio, Liio, sim, gregos tentando falar Léo, rs, ou então, Nathalía, Nathalía. E pra completar, por força do destino, no lugar tinha mais uma pessoa com o mesmo nome, Nathalia rs… Sim do outro lado do oceano, uma grega com o mesmo nome que o meu.

IMG_0892

No fim do dia, exaustos, porém, completos, alegres. Uma experiência única. Até então nunca tínhamos vivido ou sabe se lá Deus se no Brasil íamos ter essa experiência. O coração está cheio de alegria, de amor e vontade de passar para todos como foi o nosso dia. Desejamos a vocês e a nós, uma vida com mais momentos assim, em família, momentos de amor. Que não precisemos esperar uma perda para dar valor. Para fazer as pazes ou perdoar. Que abramos o nosso coração para a verdadeira alegria. Por um mundo com menos selfies com sorrisos falsos e depois todo mundo com o seu aparelho de celular nas mãos sem trocar uma palavra sequer com o amigo do lado.

Vamos ser felizes e estar dispostos sempre a novas experiências!

IMG_0869

IMG_0898

IMG_0904

IMG_0929

IMG_0974

Anúncios

Publicado em 14 de setembro de 2015, em Curiosidades e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. QUE LEGALLL!!! Eu concordo totalmente com vocês, tem que mergulhar na cultura! Que que adianta ir pra Paris e comer Mc Donalds?

    Curtir

  2. Republicou isso em forazakynthose comentado:
    Dear Nath & Léo!
    We had great fun with you harversting and stepping on the grapes! :) Wonderful Video!!! Thank you!
    Kisses :-*
    Sabine & Spiros from FóRazakynthos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sabine Freitag

sabine freitag :: bild I text I interaktion

Mundiando

Por Dan Rodrigues

Mundo da Marilyn

"A maior aventura que você pode ter é viver a vida dos seus sonhos..."

Blog Rent a Local Friend

Live The Local Spirit of Different Cities!

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

My Wonderland

Maria França

Bianca Coutinho

SEJA BEM VINDO(A), CONHEÇA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR, RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA

Londres Pra Você - guia brasileira em Londres

Guia brasileira em Londres - passeios personalizados em português

Vagando Por Aí

Saia da zona de conforto

Comer, beber, viajar

Um blog sobre as coisas boas da vida

Viajante Independente

Dicas e relatos de viagem baseados em fatos reais. O melhor canal de viagens do YouTube.

Vamos Fugir

Viaje mais gastado menos - O Vamos Fugir traz destinos de viagem, histórias e dicas para você conhecer lugares incríveis sem gastar mais do que o necessário

%d blogueiros gostam disto: