Estamos falando grego?

Não, definitivamente, não estamos falando grego. Já são 11 dias na Grécia e não aprendemos uma palavra sequer da língua oficial por aqui. Diferente de todos os lugares que passamos, já que por educação e curiosidade sempre decoramos algumas poucas palavras nativas, pelo menos o básico, para nos comunicar. Oi, tudo bem, bom dia, boa noite, obrigado (são exemplos de “palavrinhas mágicas” que todo viajante deveria aprender antes de visitar algum país).

IMG_9765

Nossa cara quando o restaurante só tem menu em grego!

A regra de ouro nos rendeu alguns sorrisos e cordialidades na França. Como de costume baixamos um aplicativo de francês para iniciantes no celular e voilà, estávamos prontos para enfrentar a rigidez com que, supostamente, seríamos tratados pelos franceses ao pedir uma informação na rua em inglês. A frase mágica foi: “parlez vous anglais” (Você fala inglês). Sempre, lógico, acompanhado de um monsieur ou madame. Só uma pessoa que abordamos não sabia falar inglês e fez aquela cara de decepção.

Aliás nosso inglês intermediário nos possibilitou comunicação suficiente com moradores de todos países pelos quais passamos até agora. Mas existe um grande arrependimento por não ter dado o valor real as aulas de inglês que fomos obrigados a fazer durante a adolescência. A falta de um nível fluente impediu que nos entregássemos profundamente à cultura de muitos países, mesmo que o inglês não fosse a língua oficial do local.

IMG_7769

Em Berlim os pontos turísticos, geralmente, tem informações em inglês, além do alemão!

No Marrocos sentimos um carinhoso esforço dos moradores para se comunicar conosco quando descobriam que eramos brasileiros. Era uma mistura de árabe, francês, espanhol e até português (em Marrakesh, uma das cidades mais turísticas do país, os vendedores costumam falar várias línguas para atrair os compradores).

Em Paris também treinamos nosso portunhol quando revelávamos que éramos brasileiros. Preferiam se comunicar conosco em espanhol ou português do que inglês. E parece que existe mesmo uma cultura por lá de inglês só em um último caso. Algo nacionalista talvez?

IMG_9041

Vai um polvo à moda italiana?

A necessidade de se comunicar fez com que melhorássemos a fluência e enriqueceu nosso vocabulário, mas o maior avanço linguístico foi perder o medo de falar. Aprendemos que o segredo é se fazer entender, mesmo com sotaque horrível, pronuncia errada e a ajuda de mímica quando as palavras somem. Ah e o contato com tantas línguas diferentes também nos deixou cheios de vontade de aprender mais e mais (inglês, francês, alemão…). Quem sabe um dia poliglotas? :D

IMG_3276

Cardápio em Marrakesh. Em inglês, por favor! :D

Por fim, para justificar nossa falha com os gregos percebemos que a maior parte das pessoas dos lugares que visitamos no país falam inglês. E o grego é muuuuito dificil. Até agora conseguimos nos virar por aqui!

IMG_7439

A Bélgica tem três línguas oficiais: neerlandês, alemão e francês!

IMG_9503

Com as olimpíadas de Athenas em 2004 a cidade ganhou placas também em inglês (graças aos deuses do olimpo :D)

IMG_3321

Coca-cola em árabe!

IMG_9510

Orientações na entrada do Panthenon em grego e inglês!

Anúncios

Publicado em 11 de setembro de 2015, em Curiosidades, Dicas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Essa aqui eu aprendi pq passei minha lua de mel (do primeiro casório) na Grécia: σ ‘αγαπώ
    (s ‘agapó̱). Se pronuncia SARGAPÔ e significa…. I LOVE YOU!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que massaaaa!! Essa coca-cola em áraabbeeeeeeeeeeeeeeeeeee S2

    Eu voltei de viagem com mais garra pra aprender mais inglês. Não tenho medo de falar e consegui me comunicar bem com o pessoal na viagem, a maior dificuldade foi explicar pra médica o que eu tinha quando passei mal, fora isso consegui conversar até com uma senhorinha no museu =D além de tentar melhorar meu inglês estou tentando aprender francês, me animei depois da viagem e com a namorada francesa do meu irmão, que fala inglês e francês fluentemente e já está estendendo TUDO de português =D

    Adorei esse post contando a experiência de vocês =D

    Curtido por 1 pessoa

    • Você disse tudo! Agora sabemos que PRECISAMOS falar inglês e por isso parece que teremos mais dedicação para aprender. Estamos muito animados com a possibilidade de aprender novos idiomas (além do inglês que é considerado básico). Nos apaixonamos pelo francês e por alemão! Estão no nosso check list de linguas para aprender! :D

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sabine Freitag

sabine freitag :: bild I text I interaktion

Mundiando

Por Dan Rodrigues

Mundo da Marilyn

"A maior aventura que você pode ter é viver a vida dos seus sonhos..."

Blog Rent a Local Friend

Live The Local Spirit of Different Cities!

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

My Wonderland

Maria França

Bianca Coutinho

SEJA BEM VINDO(A), CONHEÇA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR, RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA

Londres Pra Você - guia brasileira em Londres

Guia brasileira em Londres - passeios personalizados em português

Vagando Por Aí

Viaje o mundo com pouco dinheiro

Comer, beber, viajar

Um blog sobre as coisas boas da vida

Viajante Independente

Dicas e relatos de viagem baseados em fatos reais. O melhor canal de viagens do YouTube.

Vamos Fugir

Viaje mais gastado menos - O Vamos Fugir traz destinos de viagem, histórias e dicas para você conhecer lugares incríveis sem gastar mais do que o necessário

%d blogueiros gostam disto: