Marrakech, a “cidade vermelha”

Chegamos à Marrakech de trem vindos de Casablanca. Para economizar viajamos de segunda classe. Uma péssima decisão: os vagões cheios e apertados, sem lugar para ficar direito e nós em pé na primeira hora de viagem. Quando conseguimos sentar, em uma das apertadas cabines, uma senhora muçulmana, à nossa frente, nos encarava a todo momento. Talvez as mochilas despertaram a atenção dela. Nos corredores pessoas falando francês e árabe e nós? Sem entender absolutamente uma palavra.

IMG_3257

Na estação outro grande desafio: não sermos enganados pelos taxistas ávidos pelo sagrado dinheiro dos turistas. Conseguimos um que nos levássemos até a praça Jma Al-efna, maior ponto turístico da cidade e local próximo ao nosso hostel, por 40 dirhans (cerca de 4 euros).

No caminho da praça ao hostel, que precisa ser feito a pé, as ruelas com lojas por todos os lados nos ajudam a entrar no clima árabe. Marrakech, somos todo seu. Que choque! Contraste gritante entre o rico e pobre, entre os lugares sujos e limpos. Mulheres que se cobrem dos pés a cabeça, deixando apenas uma pequenina fresta do olho para se locomover.

A cidade é bonita, muito característica e com suas origens bem conservadas. A parte arquitetônica é linda, tudo muito bem feito e com vários detalhes. A cor avermelhada das construções e casas revela o motivo do apelido “Cidade Vermelha”.

O comércio, que lembra a 25 de Março, tem muitos produtos feitos a mão e muito outros, típicos de Marrakech. Os vendedores tentam a todo tempo descobrir de qual país somos. Tamanha era a alegria quando dizíamos ser do Brasil. Os marroquinos gostam do nosso país, popularizado por aqui através de figuras como o jogador de futebol Ronaldo e o escritor Paulo Coelho.

As pessoas são diferentes, isso é notório. A religião realmente é muito forte e os homens parecem ter total poder sobre as mulheres. Em vários momentos do dia e de noite fomos surpreendidos com o som que vem do alto das mesquitas chamando os muçulmanos para as orações obrigatórias. Os cantos, que parecem choro, nos causam admiração e medo.

Marrakech é lindo, atrativo e encantador, bem diferente do nosso Brasil. Cada um com sua característica peculiar e todos vivendo em harmonia. Em breve mais curiosidades da nossa primeira viagem para a Àfrica.

IMG_3147 IMG_3158 IMG_3190 IMG_3208 IMG_3220IMG_3183

Anúncios

Publicado em 15 de junho de 2015, em Viagem e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Que legal o texto, me senti com muitaaa vontade de conhecer a cidade. Parabéns, casal “Prazer, mundo!”.

    Curtir

  2. Que maravilha!!!! Quanta informação!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sabine Freitag

sabine freitag :: bild I text I interaktion

Mundiando

Por Dan Rodrigues

Mundo da Marilyn

"A maior aventura que você pode ter é viver a vida dos seus sonhos..."

Blog Rent a Local Friend

Live The Local Spirit of Different Cities!

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

My Wonderland

Maria França

Bianca Coutinho

SEJA BEM VINDO(A), CONHEÇA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR, RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA

Londres Pra Você - guia brasileira em Londres

Guia brasileira em Londres - passeios personalizados em português

Vagando Por Aí

Saia da zona de conforto

Comer, beber, viajar

Um blog sobre as coisas boas da vida

Viajante Independente

Dicas e relatos de viagem baseados em fatos reais. O melhor canal de viagens do YouTube.

Vamos Fugir

Viaje mais gastado menos - O Vamos Fugir traz destinos de viagem, histórias e dicas para você conhecer lugares incríveis sem gastar mais do que o necessário

%d blogueiros gostam disto: